Este é um bolo que já faço há muitos anos e é sempre um sucesso!! Com o tempo foi ganhando a alcunha de bomba calórica (porque será?!?!?!)
Ficou esquecido durante uns anos mas este ano voltou a sair do "Caderninho dos Tesouros" e fi-lo para o aniversário do meu pai.
E é essa a minha partilha do dia, vem aí o dia da mãe e creio ser uma boa opção para a mesa de doces, com uma decoração mais feminina, claro!
Ingredientes:
Bolo:
- 4 gemas de ovo;
- 4 claras de ovo;
- 2 chávenas de açúcar;
- 3 chávenas de farinha;
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1 chávena de leite gordo morno;
- 1 colher de sobremesa de fermento;
- 1 pitada de sal.
Recheio:
- 1/2 lata de leite condensado;
- 1/2 chávena de água;
- 6 colheres de sopa de açúcar;
- 50 g de coco ralado.
Cobertura:
- 1/2 lata de leite condensado;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó.
Preparação:
Bolo:
- Ligar o forno a 180 º (170 º se for ventilado);
- Bater as claras em castelo firme;
- Bater as gemas com o açúcar e o sal, até obter uma massa esbranquiçada;
- Juntar a farinha, previamente misturada com o fermento e o chocolate;
- Adicionar o leite morno, misturando bem;
- Juntar as claras e mexer cuidadosamente, com uma espátula;
- Colocar numa forma redonda sem chaminé, untada e polvilhada com farinha
- Cozer em forno pré-aquecido a 180 º (170 º se for ventilado) durante, aproximadamente 50 minutos. Testar a cozedura com um palito.
- Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar e deixar arrefecer totalmente antes de cortar a meio para rechear e antes de colocar a cobertura (se a cobertura for colocada com o bolo quente vai alterar a sua consistência).
Recheio:
- Numa caçarola misturar bem todos os ingredientes;
- Levar ao lume, brando, mexendo bem até que engrosse um pouco (até ficar com a consistência de recheio);
- Cortar o bolo a meio e rechear.
Cobertura:
- Numa caçarola juntar todos os ingredientes;
- Colocar em lume brando mexendo bem, não se pode parar de mexer, até ferver um pouco - aqui é necessário um pouco de paciência mas vale a pena o resultado!
- Cobrir de imediato o bolo, com a cobertura ainda quente.
- Decorar de imediato (antes da cobertura secar)
Depois é só decorar, a cobertura é um tipo de brigadeiro, pelo que, enquanto quente cola o que quer que se coloque em cima. O que, por um lado, é ótimo por outro temos que ter muito cuidado, porque se quisermos retirar algo de cima vai ficar marcado!!!!
Ontem no Masterchef Australia, decoraram um bolo com uns corações enormes, lembrei-me logo deste bolo, dois corações daqueles entrelaçados em cima deste bolo (ou de uma versão mini deste bolo, só para dois) ficava sweet <3 <3 <3
Notas importantes: Este bolo é simples mas temos que ter em atenção alguns pontos.
- Os ingredientes da cobertura e do recheio devem estar muito bem misturados antes de irem ao lume.
- É muito importante deixar o bolo arrefecer completamente antes de rechear e principalmente antes de cobrir. Se tentarmos cortar o bolo antes de arrefecer por completo não vai ficar direito, e o recheio vai engrossar ainda mais, mas não é grave. Grave será colocar a cobertura enquanto o bolo está quente. Ao cobrir não vamos ver qualquer diferença, mas a cobertura vai continuar a cozer, vai passar o "ponto de brigadeiro" e ficar seca e grumosa, enfim muito desagradável.
Normalmente faço o bolo, deixo arrefecer um pouco, desenformo, coloco numa zona fresca (nunca no frigorífico para não apanhar humidade e secar) e começo a preparar os ingredientes para o recheio e a cobertura. Coloco-os nas caçarolas, misturo-os muito bem e vejo se o bolo já arrefeceu. Se arrefeceu trato do recheio e só depois de recheado e pronto para receber a cobertura é que coloco a caçarola com os ingredientes da cobertura bem misturados ao lume.
Good Baking!!
Sem comentários:
Enviar um comentário