segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolo Poppy

Ontem fiz uma primeira tentativa de um bolo de folhos com buttercream e não saiu como estava à espera...







Pelo menos já sei o que correu mal... tenho a ponta errada para o efeito que queria!!!! 

Nada que uma boa pesquisa no Google não resolva, para a próxima levo o número da ponta antes de ir à loja dos bolos em vez de olhar para o formato da ponta e tentar adivinhar para o que serve :)





Vale o facto de ter ficado delicioso, tão delicioso que merece ser baptizado - "Bolo Poppy". 

Pois bem, o Bolo Poppy é um bolo de lima-limão com sementes de papoila (poppy seeds), e para que não fiquem com água na boca, aqui vai a receita para o poderem fazer e saborear.


Bolo Poppy

Ingredientes:
  • 300 g de farinha sem fermento;
  • 15 g (1 colher de sopa) de fermento para bolos;
  • 100 g de farinha de amêndoa (amêndoa ralada);
  • 40 g de poppy seeds;
  • 170 g de manteiga;
  • 230 g de açúcar;
  • casca ralada de 3 limas;
  • 4 ovos;
  • 170 g de iogurte natural;
  • 100 g de leite.
Preparação:
  • Pré-aquecer o forno a 180 º (170 º se o forno for ventilado);
  • numa taça pesar a farinha, o fermento, a farinha de amêndoa e as sementes e misturar bem;
  • noutra taça misturar o leite e o iogurte;
  • bater a manteiga e o açúcar em velocidade alta até obter uma massa esbranquiçada (cerca de 2 minutos);
  • colocar a batedeira a funcionar em velocidade média e adicionar os ovos, um de cada vez, tendo o cuidado de raspar a massa que fica acumulada nas laterais;
  • ainda com a batedeira em funcionamento, adicionar a casca ralada;
  • reduzir a velocidade da batedeira e adicionar, alternadamente, a mistura de ingredientes secos com a mistura de leite, iniciando e terminando com a mistura de ingredientes secos;
  • Colocar a mistura numa forma de 19 cm, untada e cozer em forno pré-aquecido, a 180 º (170 º se o forno for ventilado) durante 65 minutos. Verificar a cozedura do bolo colocando um palito no centro que deverá sair limpo. Também se pode cozer o bolo em duas formas do mesmo tamanho, colocando metade da mistura em cada uma delas, nesse caso o tempo de cozedura é de 50 minutos;
  • Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar. Depois de totalmente frio, cortar a meio e rechear e decorar com Lemon Buttercream.





Lemon Buttercream

Ingredientes:
  • 500 g de açúcar em pó;
  • 120 g de manteiga;
  • 30 ml de sumo de limão;
  • 1 colher de chá de raspa de casca de limão;
  • 2 colheres de sopa de leite.

Preparação:
  • Bater a manteiga com o sumo e a raspa de limão e metade do açúcar em pó, até estar cremoso;
  • com a batedeira em funcionamento, ir adicionando o restante açúcar alternando com o leite;
  • aumentar a velocidade da batedeira de forma a homogeneizar todos os ingredientes. Se desejar adicionar cor, deverá adicionar corante em gel e bater por mais alguns instantes, até a cor ficar homogénea. Adicionei meia colher de chá de corante "Golden Yellow" da Wilton, era o amarelo que tinha cá em casa, mas creio que também ficasse bem em amarelo vivo.
Este creme tem um sabor muito forte a limão (sabe a limonada), o que, na minha opinião, fica muitíssimo bem com o sabor a lima do bolo (tipo Fizz Limão :)). Quem não é fã pode diminuir a quantidade de sumo de limão e no final acertar a consistência do creme adicionando mais leite. Se o creme ficar pouco espesso adiciona-se açúcar em pó.

Para decorar este bolo utilizei uma receita e meia de creme. As migalhas de bolo que coloquei no centro foram retiradas da parte de cima do bolo que cortei para que ficasse direito. Não cortei as "partes castanhas", da base e laterais do bolo, pois gosto do sabor, mas o bolo fica mais bonito e o creme adere melhor se o fizermos.


Enjoy!!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Parabéns!!!

Hoje é o trigésimo aniversário do meu irmão mais novo. 


Love You!!!
Obrigada Miguel pela receita de Chocolate Buttercream, é excelente.
 Let's eat some cake...

Os Nossos Primeiros Raviolis

Cá em casa adoramos favas e estamos sempre em busca de novas receitas.

Desta vez decidimos experimentar uma receita de raviolis de espinafres recheados com requeijão e molho de favas (receita de uma revista da Bimby).


Ficaram deliciosos... mas sobrou imensa massa. Acho que para a quantidade de recheio da receita basta metade da receita de massa, experimento para a próxima.

Para aproveitar a massa que sobrou fizemos esparguete e tagliatelle


Agora só falta o molho para acompanhar...

terça-feira, 22 de abril de 2014

Olha a Fava Fresquinha....

Hummm chegaram as favas


"Os nutrientes contidos nas sementes e na casca, e ingeridos naturalmente, fazem da sua composição nutricional um alimento rico em proteínas (indispensáveis na “construção” dos tecidos do organismo), em hidratos de carbono complexos (que fornecem energia) e fibras de todas as categorias: solúvel, como a pectina; e insolúveis, como as lenhinas. Ricas em aminoácidos e vitaminas B.
Este alimento é bastante rico em fibras, permitindo um melhor funcionamento do tubo digestivo, fluidificando a bílis, modelando a absorção dos nutrientes a nível do intestino delgado, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal favorável e regularizando o trânsito intestinal.
O ácido fólico, fundamental para as grávidas e para o desenvolvimento do bebé, e a luteína, um antioxidante que reduz o risco da degeneração muscular relacionada à idade, são outros dois nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
A estes juntam-se ainda o zinco, o potássio, o magnésio, manganês, fósforo e tiamina (vitamina B1), indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso e do coração, ao mesmo tempo que auxilia as células na produção de energia."
http://crescercomsaude.wordpress.com/2010/05/07/alimento-do-mes-abril-favas/

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cestinhos Doces

Na Páscoa, e só na Páscoa, os doces nunca são demais, por isso resolvemos fazer para a família e amigos uns cestinhos cupcakes de doces.



Obrigada Bakerella pela ideia.



E mais uns docinhos ...


E a Páscoa acabou, amanhã volta-se ao trabalho... mas o Verão está quase a chegar :)

Cake Pops - Ovos decorados



Para fazer estes cake pops cozi o bolo nas cascas dos ovos.
Existem formas para este fim mas preferi fazer assim pois, além de mais económico, torna-se mais engraçado para os miúdos descascarem.


Durante uns tempos todos os ovos utilizados cá em casa em vez de partidos foram furados, na extremidade mais larga, e esvaziados. 


As cascas, inteiras, foram lavadas com água quente e imersas em água e sal durante algum tempo. Depois foram novamente lavadas com água quente e deixadas a secar ao ar.




Preparei uma massa de cake pops de chocolate (90 g de manteiga, 2 ovos, 90 g de açúcar mascavado,  90 g de chocolate preto e 50 g de farinha) e enchi as cascas com a ajuda de um saco de pasteleiro até cerca de 3/4 do seu volume (se enchermos demasiado as cascas dos ovos a massa de bolo sai, se colocarmos massa a menos os bolos não ficam com a forma oval).



Para os ovos ficarem direitos coloquei-os num tabuleiro de mini cupcakes, e levei-os ao forno, até a massa estar bem cozida.



Retirei o excesso de massa saiu para fora dos ovos (alguns estavam demasiado cheios)...



...e chamei a Princesinha para os descascar, ela adorou (e eu também)!!!



 Depois foi só colar o pauzinho com chocolate e decorar com cobertura de chocolate (pastilhas de chocolate coloridas), pasta de açúcar, confettis de açúcar e açúcar colorido...



Embrulhar e, com muito carinho, oferecer...




Good Baking!!!




Ovos de Páscoa


Depois de descascar os ovinhos deixados pelo Coelhinho, resolvemos decorá-los e eis o resultado:







sábado, 19 de abril de 2014

O Coelho da Páscoa passou cá por casa...

O coelhinho da Páscoa passou cá por casa e deixou uns ovinhos...




quando os fomos partir...surpresa, eram de bolo de chocolate ;)



Ao contrário do que se pensa, os verdadeiros ovos do Coelhinho da Páscoa não são "coloridos e com plástico à volta", nem de chocolate, esses são os dos pobres coelhinhos aprisionados em quintas e obrigados a pôr ovos o dia inteiro.

Os verdadeiros ovos do verdadeiro Coelhinho da Páscoa são sim, e sem sombra de dúvida, de bolo de chocolate!!!


Obrigada Coelhinho :)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bunny Cake

... e ainda no espírito da Páscoa resolvemos experimentar este Bunny Cake.


Mal vimos a imagem na net ficamos apaixonadas e pusemos mãos à obra.

É muito fácil de fazer, a princesinha ajudou imenso, não só a bater o bolo como também na decoração. E, o melhor de tudo, tivemos a televisão, o computador e o tablet desligados todo o dia :))

Como disse este bolo é muito simples de fazer, cozem-se dois bolos redondos, do mesmo tamanho, um deles vai ser o rosto do coelhinho, o outro corta-se (tal como ilustrado na imagem) para fazer as orelhas e o laço.

 Um excelente entretém para estes dias de férias!!

Agora é preciso coragem para cortar ...

terça-feira, 8 de abril de 2014

Páscoa Feliz

Como é bom entrar na cozinha e sentir o doce aroma de bolos e chocolate :)

Com a Páscoa as desculpas para entrar em "baking mode" são ainda maiores e por isso cá em casa já começamos a desejar "Boas férias da Páscoa" aos amigos bem ao jeito da nossa família...


... e lá foi a nossa princesinha, no último dia de aulas, de caixinha de "goodies" na mão para levar aos amiguinhos, depois de se despedir de mim e dizer "Mamã, obrigada, gosto de ti a começar aqui até ao Universo, porque o Universo não tem fim!". Ganhei o meu dia.

Espero que os meninos tenham gostado :) Uma Páscoa Feliz.